
Qual é a função de um transformador?
O transformador é um dispositivo cuja função é aumentar ou diminuir a corrente elétrica. Ele basicamente consiste em um enrolamento de fio primário e secundário, abrangidos por um núcleo de metal.
Conheça melhor sobre o transformador continuando a leitura!
Como funciona o transformador?
Como dito anteriormente, o transformador é utilizado para alterar a tensão das correntes elétricas em consumo. Sendo assim, se o transformador abaixa uma corrente elétrica, consequentemente, aumenta a intensidade de saída, que ocorre através do produto da corrente pela tensão.
P = U.i
P — potência elétrica
U — tensão elétrica
i — corrente elétrica
Por conta de questões de eficiência, a transmissão da energia elétrica sempre acontece em uma baixa tensão e uma baixa corrente elétrica. Em caso de consumo de energia de circuitos residenciais, é necessário que ocorram baixos valores de energia, por motivos de segurança.
É por conta disso que existem transformadores de energia muito grandes nos postes, afinal, o seu objetivo é diminuir a intensidade da corrente elétrica. Os transformadores mais comuns são construídos por meio do enrolamento de fios de cobre, que contam com algumas voltas sendo torcidos envolta do núcleo de ferro.
O enrolamento primário é feito de maneira direta do gerador de força motriz, que cria uma corrente elétrica e gera um campo magnético. Por meio da concentração do campo magnético, é possível induzir uma corrente elétrica no rolamento secundário.
Toda essa transformação elétrica que ocorreu é chamada de indução eletromagnética e foi descrita primeiramente por Faraday-Lenz.
Tipos de transformadores
Mesmo que os transformadores apresentem funções similares, eles têm diferentes finalidades. Veja abaixo os mais comuns:
- Transformador de corrente: esse tipo de transformador tem como finalidade diminuir a corrente elétrica, para ser transmitida em diferentes meios de transmissão ou alguns dispositivos que não tolerem altas correntes elétricas.
- Transformador de potencial: esse é o transformador mais comum, por meio dele é possível aumentar ou ainda diminuir o potencial de eletricidade de acordo com o número de rolamentos presentes na bobina.
- Transformador de distribuição: por meio desse transformador, que está mais presente nas grandes usinas de eletricidade, é possível realizar a distribuição da corrente elétrica para os consumidores através das linhas de transmissão.
- Transformador de força: já esse transformador realiza operações de altíssimos níveis de eletricidade e é muito utilizado para realizar a distribuição de energia elétrica. Apesar disso, pode ser usado em situações que requerem um potencial elétrico muito alto.
Qual a diferença de um transformador elétrico para um conversor de energia?
Um transformador é um dispositivo que possui entradas de tensões CA senoidal, mas não possuem entradas CC e, além disso, não conseguem operar correntes contínuas.
Já os conversores de energia possuem mais componentes e conseguem ser usados em tensões com entrada CC. Dessa forma, o transformador e conversor de energia, levando em conta a sua estruturação, são utilizados para aplicações diferentes.
Independente da sua necessidade, se sua empresa é um supermercado, indústria, dentre outros, aqui na Powertec, você tem a solução ideal para sua necessidade. Entre em nosso site e confira as opções.