Como amenizar os custos do consumo de energia elétrica no verão
Apesar do aumento na conta ser inevitável nesta época do ano, existem medidas que podem ser adotadas para suavizar esse impacto; confira algumas delas a seguir.
Mesmo com o fim do horário de verão, a estação continua marcando presença com temperaturas elevadas e um forte calor durante o dia inteiro. Um dos reflexos imediatos que sentimos nesse período é o aumento do consumo de energia elétrica, que ocorre devido ao uso mais intenso de eletrodomésticos como ar-condicionado, geladeira e ventiladores.
Contudo, mesmo com essa variação de consumo sendo inevitável, é possível adotar certas medidas para amenizar um pouco esse impacto. Algumas práticas que podem fazer a diferença na conta de luz de uma residência (como diminuir o uso dos aparelhos e evitar luzes acesas em excesso, por exemplo), não têm a mesma eficácia numa empresa, devido ao porte dos empreendimentos e ao uso diferenciado de energia pelas mesmas.
Em vez disso, o correto é focar em alguns pontos estratégicos, que requer um maior planejamento e envolvimento de todos.
Um dos grandes “vilões” a serem combatidos é o ar-condicionado: pesquisas apontam que os aparelhos são responsáveis por cerca de 15% do consumo de energia de uma empresa, uma proporção que mesmo alta tende a aumentar consideravelmente no Verão. Uma dica importante é sempre que possível instalar os aparelhos em locais com boa circulação de ar, bem como manter portas e janelas fechadas, evitando a entrada de ar do exterior e melhorando assim a eficácia da refrigeração, consequentemente gastando menos energia.
Outro fator que requer atenção são os filtros dos aparelhos, que devem ser mantidos sempre limpos, pois além de servir como meio de proliferação de vírus e bactérias, a sujeira dificulta a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar (e gastar) mais. Vale lembrar também a importância de manter o ar-condicionado desligado em ambientes que fiquem vazios por muito tempo, até porque aparelhos mais modernos conseguem refrigerar o ambiente pouco tempo depois de ligados.
Além dos cuidados com o consumo dos eletrodomésticos, outras práticas como fachadas de vidro, por exemplo, permitem um maior aproveitamento da luz natural, enquanto a pintura das paredes e do teto com cores claras também podem influenciar na necessidade de iluminação dos ambientes.
Falando em iluminação, uma solução efetiva e de longo prazo é substituir todas as lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas e apresentam maior durabilidade. Em casos mais complexos, pode-se optar por começar essa substituição pelos ambientes mais utilizados primeiro. Uma outra ação simples que reduz consumo de energia em empresas é desligar o monitor do computador quando não está sendo utilizado. Uma orientação é configurar o desligamento automático após alguns minutos sem utilização.
Tão importante quanto adotar medidas de contenção de gastos energéticos é utilizar equipamentos adequados. Além de serem mais seguros, aparelhos modernos normalmente oferecem uma maior autonomia e gastam menos energia. Na Powertec, especialista em sistemas de energia, você encontra os equipamentos mais modernos do mercado e uma equipe de profissionais sempre disponível para te ajudar.