Conheça a diferença entre a energia monofásica, bifásica e trifásica
Você com certeza já ouviu alguma dessas palavras antes… em nosso site mesmo, você encontra vários produtos divididos entre bifásico e trifásico. Mas, já parou pra pensar no significado disso, e no que interfere de fato em sua rede de energia residencial? A seguir, veja as diferenças entre energia monofásica, bifásica e trifásica.
Cada residência ou indústria, necessita de um tipo específico de energia de acordo com a demanda de aparelhos contidos no lugar. Essa energia é transmitida através de transformadores (aqueles aparelhos que você geralmente vê em postes, saiba mais sobre o transformador aqui.) Vamos as diferenças?
Rede monofásica
Nesse tipo de rede, a ligação entre o transformador e o local abastecido pela energia elétrica se dá com dois fios: uma fase e um neutro, além disso, o limite máximo que esse tipo de rede proporciona é de 127 V, mas, só é ativado se a potência máxima de todos os equipamentos do local chegarem a 8.000 watts.
Rede bifásica
O ponto mais importante da rede bifásica que você precisa saber, é que ela somente é utilizada na zona rural, pois estima-se que a população da zona urbana em sua grande maioria, faz uso de um número maior de equipamentos elétricos. E quando soma das potências dos equipamentos ultrapassa 8.000 watts, é mais viável utilizar a ligação trifásica.
Em relação a informações técnicas, a ligação entre o transformador e o local abastecido se dá por três fios: duas fases e um neutro, com o limite máximo de 127 V e 220 V nas tensões elétricas, o número total watts ligados à rede que pode ser utilizado varia de 1200 para 23000.
Rede trifásica
Já o fornecimento trifásico, tem a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro. Comumente utilizado nas regiões urbanas e industriais, possibilita tensões elétricas de 127 V ou 220 V, e uma soma de potências totais que varia de 25000 watts a 75000 watts.
Depois de entender a diferença entre os três tipos de rede, deve estar se perguntando: mas qual é o mais vantajoso entre eles?
Essa pergunta é fácil de responder, visto que, a maior parte de energia elétrica distribuída no mundo é feita sob a forma de sistemas trifásicos, pois ele oferece vantagens muito boas em relação ao monofásico. Veja algumas:
- Energia trifásica é a forma de distribuição de energia mais efetiva quando falamos em longas distâncias;
- Menor ondulação na tensão retificada (ripple) em relação aos monofásicos;
- Menor quantidade de utilização de cobre ou alumínio, porém entregando um sistema equivalente ao monofásico;
- Menor tamanho e maior leveza em relação ao monofásico, pois seus enrolamentos são mais efetivos;
- Menor motor em relação ao monofásico, porém as potências são equivalentes;
- Motores trifásicos, devido ao campo girante produzido pelas três fases, partem sem a necessidade de dispositivos especiais. Já o campo pulsante dos motores monofásicos exige um enrolamento extra de partida;
- Torque constante que os sujeita a menos vibrações, o que não acontece nos motores monofásicos;
- A potência total em um sistema trifásico nunca é nula. No sistema monofásico anula-se sempre que a tensão ou a corrente passam pelo zero (os motores monofásicos só continuam girando graças à inércia);
- A potência instantânea total mantém-se equilibrada constantemente no sistema trifásico.
São muitas as vantagens, né? E se você precisa de equipamentos trifásicos, nós da Powertec, podemos te oferecer! Veja nossos produtos através do site: www.powertecenergia.com.br e solicite já seu orçamento!