Como usar um estabilizador de tensão?
O estabilizador é um aparelho que tem como função principal proteger os equipamentos eletrônicos das variações de energia. Sendo assim, suas tomadas tem como finalidade trazer a energia que vem da rua de maneira estabilizada.
As redes elétricas podem trazer diversos problemas que danificam aparelhos domésticos. Além disso, as redes elétricas brasileiras são populares por apresentar algumas variações elétricas, como queda, variações, entre outros.
Em situações como essas, é comum que ocorram diversos prejuízos, como perda do equipamento e queima de eletrônicos. Por conta disso, é fundamental o uso do estabilizador de tensão, pois propicia a limpeza e estabilidade da energia elétrica.
Saiba como utilizá-lo e se ele pode ser usado em todos os aparelhos.
Como funciona o estabilizador de tensão?
Os estabilizadores de tensão são compostos por um fusível de proteção, chave seletora, tomada de saída, chave para ligar e, em alguns modelos, uma proteção telefônica.
Com eles é possível nivelar a tensão da rede elétrica para não afetar diretamente os aparelhos. Quando ocorre um aumento de tensão na rede, os estabilizadores agem para regular a voltagem dos aparelhos e evitar que sejam queimados.
Já quando ocorre uma queda na tensão da rede, os estabilizadores aumentam a tensão para que os aparelhos não sejam desligados. Sendo assim, para proteger o computador ou televisão, o estabilizador se queima no lugar do componente eletrônico.
Para isso ocorrer, é necessário que o fusível que está dentro do estabilizador seja queimado em casos de grande instabilidade da rede.
Função do estabilizador
O estabilizador é um aparelho que era antigamente destinado somente à regulação de tensão de aparelhos eletrônicos que tinham válvulas. Graças ao avanço da tecnologia, o seu uso também pode ser destinado para aparelhos que possuem transistores.
Além disso, os aparelhos mais modernos contam com uma fonte de alimentação que consegue atuar em redes de 127 V ou 220 V.
Um dos fatores que interfere na utilidade do estabilizador é o fato de não conseguir purificar a energia elétrica. Isso acaba por interferir na função principal do aparelho, afinal, quando existe uma poluição muito grande de correntes elétricas, as tensões não são corrigidas.
Um dos pontos fortes do estabilizador é justamente o fato de que ele possui um alto tempo de resposta (cerca de 8,3 milissegundos).
Posso usar o estabilizador em todos os aparelhos?
Por conta de possuir diversas opções no mercado de estabilizadores, o mais aconselhado por especialistas é que o seu uso seja feito em computadores, rádios ou luminárias. Uma função muito importante do estabilizador é o seu uso como extensor de capacidade de tomada, pois conseguem fornecer energia sem que ocorra um curto-circuito.
Além disso, existem algumas mudanças que os fabricantes estão realizando nos estabilizadores recentemente, como adicionar fusíveis auto-regenerativos, proteção FX para linhas telefônicas, entre outras. Mas, esses não são estabilizadores convencionais e muitas vezes podem sair um pouco mais caro do que o normal.
A Powertec sabe da importância de proteger seus aparelhos e disponibiliza os mais diversos estabilizadores de tensão do mercado. Entre em nosso site e confira as opções.