Últimos artigos
Por que dias de chuva tem um índice maior de quedas na energia?
24/01/2019

Por que dias de chuva tem um índice maior de quedas na energia?

Saiba quais são as principais causas para a tão temida falta de energia em dias chuvosos.

Cheirinho de terra molhada… para muitos, um alívio, sinal de tranquilidade e relaxamento. De fato, são poucas as pessoas que não gostam de uma boa chuva. Mas, e quando elas se transformam em tempestade? Vento, raios e relâmpagos não são nada convidativos e muito menos passam sensações tranquilas, não é?

Além do medo provocado por certos tipos de tempestades, um transtorno muito comum em meio a esses eventos da natureza, é a falta de energia causada. Quando ela persiste por um longo período de tempo, pode render a população queima ou dano de equipamentos, perda de documentos que estavam sendo produzidos em computadores, alimentos estragados e má qualidade do sono para aqueles que são acostumados com os benefícios do ar condicionado.

Mas o que causa essa falta de energia?

São vários os fatores que podem causar essa queda na energia em dias de temporais. A começar pela seca: quando a chuva resolve não cair em certos lugares, e consequentemente, eles passam por períodos de seca, a rede elétrica fica mais propensa a sofrer danos devido a isolação de cabos que fica “ressecada”, e quando a chuva chega com tudo, o problema acontece.

Como todo mundo deve imaginar, os raios também são uma das principais causas da queda, pois uma vez que eles atinjam a rede elétrica, o dano é algo que não pode ser antecipado ou previsto.

Já as árvores (sim, as árvores), devido a ventania de tempestades, acabam por se movimentar demais, galhos se quebram e elas acabam por cair, atingindo fios e danificando os equipamentos que compõem a rede de abastecimento.

Como pode ser diminuído o índice de quedas de energia durante períodos de tempestade?

Evitar o plantio de árvores em locais próximos a fiação de rua pode ser um bom começo. Mas, não há muito o que fazer em relação a isso, pois as situações dependem muito do local, do tipo de tempestade e do histórico de acontecimentos.

Há em algumas cidades, um sistema de fiação subterrânea, que reduz a quase zero o risco de interferências externas na rede elétrica. Porém, é um investimento muito alto, leva anos para ser reconstruído, e tem grande impacto no dia a dia dos moradores. No caso, fica a critério da cidade escolher implantar ou não a rede subterrânea.

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone
(19) 99578-9612