Qual o tipo de no break ideal para a sua empresa?
Definir qual o modelo de no break mais adequado às necessidades da sua empresa é uma tarefa que vai muito além de simplesmente analisar os diferentes tipos; confira algumas dicas para acertar na escolha.
Bom, agora que você já sabe a importância de investir em no breaks – ter energia limpa e sem interrupções, além de proteger seus equipamentos contra sobrecargas, curto circuitos e variações de energia e quais os tipos existentes e a diferença entre eles, ficou mais fácil escolher o modelo que vai atender melhor as necessidades da sua empresa né? Mas, se por acaso você ainda estiver com alguma dúvida, nós te ajudamos com este artigo; confira a seguir como definir o tipo de no break ideal para você!
Primeiramente, é preciso definir quais os equipamentos que você precisa proteger: se sua empresa possui apenas equipamentos comuns como TVs, computadores, modems, roteadores, impressoras, projetores, câmeras de segurança, entre outros, a melhor opção é investir em no breaks offline, que serão suficientes para dar conta da situação, além de oferecerem baixo custo e uma ótima eficiência.
Já se sua empresa lida com equipamentos mais complexos como servidores ou PCs de alta performance, o ideal é adquirir no breaks senoidais, que fornecem energia pura. Existe ainda o caso de empresas da área de saúde que trabalham com dispositivos médicos; nesse caso a recomendação são os no breaks de dupla conversão, que apesar de terem um custo mais elevado, são capazes de fornecer energia ininterruptamente sem variação – fundamental quando o que está em questão pode ser a vida de alguém.
Além da finalidade, é preciso observar também a carga total dos equipamentos que serão conectados aos no breaks. Para isso, basta somar a potência, em Watts (W), de todos os equipamentos utilizados – normalmente essa informação pode ser encontrada em etiquetas fixadas nos próprios produtos ou nos manuais dos mesmos – e verificar a capacidade do no break para saber quantos serão necessários (lembre-se de checar também a quantidade de tomadas que você vai precisar).
Outro fator a levar em consideração é o espaço físico onde os no breaks serão instalados: dependendo do ambiente, pode-se usar tanto modelos em torre como montados em racks – neste último caso pode ser necessário deixar um espaço extra para as baterias também. Ainda sobre a instalação, é importante verificar a tensão da rede elétrica do local, que deve ser compatível com a tensão de entrada e saída do no break, bem como dos equipamentos que você deseja proteger.
Por último (mas não menos importante), é necessário definir por quanto tempo você precisa que os seus equipamentos continuem funcionando numa eventual queda de energia. Se sua empresa está instalada em um local onde as quedas de energia são mais constantes e prolongadas, por exemplo, pode ser uma boa investir um pouco mais em no breaks com expansor de baterias, que permitem que você adicione bancos de bateria externos, aumentando consideravelmente seu tempo de autonomia.
Outra dica importante nesse sentido é que quanto menos equipamentos conectados no mesmo no break, maior será sua autonomia; por isso planeje bem a quantidade de aparelhos necessários para manter o funcionamento da sua empresa. Seja qual for o modelo e o tipo de no break mais adequado para a sua empresa, na Powertec, especialista em sistemas de energia, você encontra os equipamentos mais modernos do mercado e uma equipe de profissionais capacitados sempre disponível para te ajudar.