Como funciona um transformador?
Equipamentos e máquinas industriais fazem parte da categoria de maquinário que necessitam não só de energia constante mas que ela seja entregue na quantidade e com a tensão correta, mesmo que a fonte principal seja diferente do que o maquinário exige, o que leva ao uso de outro equipamento que pode resolver o problema sem danificar todas as máquinas em funcionamento. No geral, quando indústrias, empresas e afins utilizam uma única fonte de energia, a corrente elétrica que é distribuída nos postes de rua, a voltagem que chega nos equipamentos pode não ser a ideal e o transformador será responsável por equilibrar essa distribuição.
Você provavelmente já pode ter se deparado com o transformador em algum momento da sua vida, incluindo aqueles modelos caseiros que você pode comprar em casas de material de construção responsáveis por transformar tensão de 220V para 110V e vice-versa.
Os modelos industriais possuem funções semelhantes, porém diferentemente dos residenciais, são disponíveis em mais de um tipo de modelo e funcionamento. São todos voltados para manter a carga elétrica estável e modificada para alimentar as máquinas e equipamentos industriais sem maiores problemas, com abordagens diferentes.
Saiba mais sobre os diversos modelos e tamanhos de transformadores, desde eletrônicos até sistemas de potência, vamos conhecer um pouco mais sobre como são os seus comportamentos?
Saiba mais como funciona um transformador
As instalações elétricas perceberam a necessidade de controlar a tensão de energia elétrica, para que o risco de explosão não seja uma taxa. O uso de um equipamento que puxe muita carga mal instalado pode ocasionar em um impulso eletromagnético causando um grande acúmulo de tensão, sobrecarregando a fonte de energia e gerando explosões. E em geradores é preciso um equipamento que mantenha a tensão e não interrompa o fornecimento de eletricidade.
Como já começamos explicando anteriormente, esse equipamento é o transformador, com o objetivo de manter essa energia controlada, diminuindo ou aumentando a tensão por meio do fluxo eletromagnético. O transformador consiste em dois enrolamentos de fios, primários e secundários envolvendo todo o núcleo metálico.
Estes fios são usados para facilitar a passagem de uma corrente alternada, ou seja, no enrolamento primário criasse a indução de uma corrente elétrica em que o enrolamento secundário é induzido a formar uma corrente elétrica secundária. Operando segundo a Lei de Faraday e da Lei de Lenz criadores do transformador. Esta proporção entre primário e secundário depende do número de voltas que cada enrolamento deve dar.
Conhecendo todas as peças que compõem o transformador, vamos falar um pouco mais sobre seu funcionamento em si. São bem simples de compreender, a tensão passa pelo equipamento através da primeira bobina, a bobina primária ou enrolamento primário, essa tensão cria uma corrente que percorre todo o enrolamento do fio e estabelece um campo magnético no núcleo de ferro, é nesse processo que ocorre as flutuações e mudanças de tensão.
Com esse campo magnético estabelecido surge um fluxo magnético que é levado para a bobina secundária ou enrolamento secundário, que por sua vez estabelece essa tensão flutuante e a devolve para alimentar as máquinas ligadas a rede, que agora tem uma nova tensão criada por todo esse processo dentro do transformador.
Enquanto o transformador estiver ligado na rede elétrica, o processo segue, garantindo uma continuidade da nova tensão e impedindo que os equipamentos e máquinas parem de funcionar abruptamente.
Gostou dessas informações e está precisando de uma mãozinha? Encontrou o lugar certo! Nós da Powertec oferecemos serviços de transformadores e autotransformadores da linha de uso geral.
Sendo destinados a diversos segmentos da indústria, como para a alimentação de sistemas, máquinas e equipamentos eletroeletrônicos, oferecendo total segurança em sua aplicação.
Processos seguros e conscientes, venha para Powertec e descubra possibilidades novas!