Transformadores: para que servem?
As instalações elétricas exigem mudanças constantes na variação da tensão, já que são usadas em diversos circuitos. O transformador é o equipamento que serve para realizar essas transformações de maneira corrente e alternada, baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e Lei de Lenz.
O transformador possui um sistema de funcionamento que se dá por núcleos, enrolamentos ou bobinas. Ele transmite a corrente de um enrolamento para o outro, através do eletromagnetismo. Isso o torna capaz de controlar os valores de tensão de saída a partir da tensão de entrada. O processo é simples e prático.
Como citado acima, eles são divididos duas partes, sendo elas:
Núcleo – ele é quem transmite a corrente de um enrolamento para o outro, por isso deve ser feito de material imantável.
Enrolamentos ou bobinas – elas servem como material isolante, pois são feitas de fios de cobre e com uma camada de verniz. Podem ser classificadas como enrolamento primário e secundário para entrada e saída de corrente.
Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes fazem parte dos acessórios complementares. Também existem transformadores de três enrolamentos, sendo o terceiro chamado de terciário.
Também vale ressaltar sobre o transformador trifásico, que possui internamente 3 transformadores que são possíveis de serem ligados de diferentes modos. O transformador trifásico é fabricado com alta tecnologia, seguindo rigorosamente as leis e normas aplicadas, além de serem extremamente vantajosos em relação aos outros.
A Powertec possui opções de transformadores monofásicos e trifásicos para disponibilizar a você as melhores opções em soluções de energia. Que tal solicitar seu orçamento?