Você utiliza corretamente as tomadas da sua casa?
Tomadas sobrecarregadas podem causar inúmeros problemas como o perigoso curto-circuito – grande causador de incêndios.
Quanto mais o tempo passa, mais nos tornamos dependentes da tecnologia e dos aparelhos eletrônicos. Enquanto esse fato em si não é necessariamente uma coisa ruim, ele certamente traz alguns problemas. Faça um exercício rápido: olhe ao seu redor e veja quantos aparelhos estão ligados na tomada e funcionando ininterruptamente. Observe também que mesmo os que não estão conectados agora, como celulares e notebooks, em algum momento também precisarão de uma fonte de energia.
Com essa simples constatação, fica fácil entender uma das consequências diretas dessa dependência – o aumento na demanda por energia elétrica. Essa demanda exigiu adequações na rede elétrica, que foram adotadas pela maioria das construções mais recentes, mas casas e prédios antigos ainda sofrem com quedas de energia e curtos-circuitos. Você mesmo já deve ter presenciado algum apagão causado pelo excesso de aparelhos plugados ao mesmo tempo.
Outro problema é que nem sempre (quase nunca na verdade) o número de tomadas disponíveis é suficiente para a quantidade de aparelhos que precisam ser ligados.
Nesses casos, muitas pessoas recorrem imediatamente a benjamins – os famosos “tês” – para solucionar o problema e multiplicar as entradas das tomadas. Além de multiplicar também a corrente, estes dispositivos podem causar uma sobrecarga, ou seja, um curto-circuito – situação que acontece quando há passagem elevada de corrente elétrica em um circuito que não esteja preparado para receber o excesso de carga.
Instalações deficientes e o uso inadequado de tomadas podem não só causar prejuízo e danos aos aparelhos, como também problemas muito mais graves como choques elétricos e até mesmo incêndios. O curto-circuito é uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal elaboradas ou mal conservadas. Em um caso mais recente, no CT do Flamengo no dia 7 de fevereiro, o curto-circuito em um ar-condicionado causou um incêndio matando mais de 10 jovens.
Por isso, todo cuidado é pouco: se precisar de mais saídas numa tomada, por exemplo, opte por utilizar réguas extensoras ou, se possível, estabilizadores, que além de garantir a segurança do seu equipamento também ajudam a prevenir oscilações de corrente, prolongando assim sua vida útil.